Clonagem

 

A clonagem é um assunto que tem gerado muita polémica e dividido muito opiniões, uns acham bem porque assim seria uma forma de substituir alguém que já partiu, outros dizem que não porque ninguém é substituível, e mesmo que fosse o clone nunca iria ser igual à pessoa em questão.
Em minha opinião, o tema clonagem, como todos os outros tem os seus prós: contras, os prós; é muito bom pois podemos clonar alguém igualzinho a outrem que já partiu, os mesmos olhos, as mesmas feições e o corpo, mas apesar de tudo isso o clone nunca vai ter o carácter da pessoa que foi clonada. Quanto aos contras; o clone pode vir a nascer morto, ter defeitos, entre outras coisas. 
Para mim é muito bom não existir a clonagem humana, pois ninguém é substituível e para além do mais, iam alterar as leis da natureza e mesmo que existisse a clonagem humana, nunca iria ser a mesma coisa.
 

O rascismo

O racismo, discriminação de povos ou pessoas com base no preconceito da sua inferioridade, tem sido, ao longo dos séculos, parte integrante das mais diversas ideologias e formas de organização social.O racismo tem sido justificado por varios motivos mas o principal motivo é pela ideia de que certos povos são inferiores porque apresentam costumes diferentes, seguem diferentes religioes,etc. 

O rascismo dependem única e exclusivamente da mente de cada um.Começou porque nós o permitimos, continua porque assim o queremos e acabara quando todos nos mentalizarmos que este tipo de preconceito só piora a relação com o "outro".

No meu ponto de vista, penso que todas as raças são iguais e têm todas os mesmos direitos e deveres enquanto cidadães.Assim creio que quer o meu vizinho, que o meu colega de trabalho ou até o meu companheiro de mesa, ao quais pretencem a raças distintas da minha, todos estes têm direito a ser tratados de igual forma. Deste modo,pensando nos esteriótipos que existem face, por exemplo, aos negros e romenos aos quais são atriubuidos crimes como: Roubos,Assasinos,etc;Temos que pensar que estes mesmo crimes podem ser cometidos pelos brancos e não por estes.

Este problema,de Rascismo, é muito visivel nas escolas, pois a raça branca, vista como superior às outras, coloca de lado as raças inferiores, como por exemplo, os ciganos e assume e faz os outros pensarem que estes ultimos cidadões inferiores a eles, os quais só têm deveres a cumprir e não têm direitos a ser tratados como cidadões gerais à raça dominante.

Assim, espero que as pessoas à semelhança de mim propria, pensem que todos nos somos irmãos e feitos de carne e osso, daí que devemos ser tratados da mesma forma, no entanto fica a questão: Será que o futuro trará esperanças para o melhoramento do mundo face a esta questão?

 

A adoção

Atualmente este tema é muito importante porque cada vez mais as crianças são postas para adoção.Adoção é o ato juridico no qual um individuo é permanentemente assumido como filho por uma pessoa ou por um casal que não são os pais biológicos do adotado. Quando isto acontece, as responsabilidades e os direitos  dos pais biológicos em relação ao adotado são transferidos integral ou parcialmente para os adotantes. Psicologicamente, é o processo de atribuir o lugar de filho a uma criança/adolescente que não descende da mesma história que o casal, é a possibilidade de integrar à dinâmica familiar uma pessoa que é proveniente de uma outra história de vida. É necessário muito investimento afetivo e grande capacidade de acolhimento.

Atualmente até os casais homossexuais podem adoptar. No que diz respeito a estes casais adoptarem houve muito polemica dizendo que estes casais não poderam dar estabilidade a estas crianças devido a serem do mesmo sexo.

Na minha opinião acho que tanto as crianças como os pais adoptivos tem o direito a adoptar e serem adoptados e terem uma falmilia como toda a gente tem.

 

 

 

Reflexão Final sobre a Genética

Achei esta unidade muito interessante pois descobri coisas sobre a minha propria geneitca que não sabia.

O que achei de mais revelante de estudar nesta unidade foi:

  • descobrir as varias perespetivas que antigamente defendiam, como o preformismo que defendem que   o ovulo continha um inidividuo em  miniatura.Enquanto que a teoria da epigenese defendia que não havia nehuma minatura no ovulo mas sim que a criança desenvolvia mais tarde.
  • Que segundo a lei de recapitualação, a ontogenese dependia da filogenese mas é o contrario , a ontogénese é a causa da filogenese.
  • E por fim é o nosso programa geneitca que nos disntingue

O que mais dificil de perceber foi:

  • a difença entre a filogenese e a ontogenese;
  • as teoria preformista e a epigenese

 

Reflexão Final sobre o Cérebro

Tambem achei interessante estudar esta unidade

O que achei de mais revelante foi:

  • foi estudar a nossa comunicaçao nervosa;
  • A sinapse;
  • O funcionamento geral do cerebro

O que mais dificil foi:

  • As areas cerebrais
  • Os lobos cerebrais