Lição nº3/4:
Psicologia: É a ciencia que estuda o comportamento humano e animal assim como os processos mentais.
Psiquiteria: Neste caso o tecnico e formado em medicina e recorre a aplicação de recetoarias, recorrendo a medicamentos controladores de comportamentos ou pertubações meuroticas.
Tema 3:Eu nos contextos: Modelo Ecologico do desenvolvimento
Os estudos efectuados ao nivel da psicologia levam-nos a compreender que o ser humano so se desenvolve em sociedade, grupo, comunidade. Somos assim produto de um ambiente, ecossistema, com base no qual desenvolvemos a nossa linguagem, a nossa capacidade de pensar e de nos relacionarmos com outros.
O modelo ecologico de desenvolvimento prentende explicar a multiplicidade de contextos em que estamos inseridos.
Lição nº5/6:
A genetica
O processo de transmissão gentica e as suas implicações na formação no ser humano
Breve Historia da Genetica
Desede há muito tempo que o homem procura compreender o comportamento e os processos mentais do ser humano. Formamram-se várias teorias, umas defendiam o papel da hereditariedade, outras o papel do meio.
Criacionismo VS. Darwinismo
O criacionismo é a teoria segundo a qual as especies forma criadas independentemente umas das outras.Apoia geralmente na interpretação do 1ºcapitulo da Biblia, o livro de Genesis.
A teoria de darwinista defende que a evolução das especies ocorre pela seleção natural. Com a descoberta de genes, cromossomas, ADN, esta teoria ganhou mais consistência. Na atualidade o Darwinismo refuta qualquer explicação criacionista sobre a origem e o desenvolvimento da vida.
Preformismo
Esta teoria acreditava que cada espermatozoide continha um ser humano em miniatura que penetrava no ventre da mulher e ai se desenvolvia até nascer. Nao tem em conta o efeito do ambiente.
Epigénese
Esra teoria defende que o ovo é uma estrutura desorganizada e a diferenciação do embrião dá-se pelo efeito de forças exteriores. Nega a existencia de estruturas preformadas no ovo. Os organismos dependem da estrutura genetica e da intrevenção do meio ambiente.
Genetica: Estudo dos mecanismos atraves dos quais os caracteres dos progenitores se transmitem aos seus descendentes.
Agentes responsaveis pela transmissão das caracteristicas hereditarias:
- Cromossomas
- ADN
- Genes
Cromossomas: Quimicamente constituidos por ADN e proteinas. Sao estruturas responsaveis pelas caracteristicas de cada especie e de cada individuo e encontram-se no interior do núcleo das celeuas.
- Organizam-se em pares semelhantes;
- Ser humano:46 cromossomas
- Os espermatozoides e os ovulos têm metade do numero de cromossomas;
- O par 23 é o cromossoma sexual:Comossoma masculino:XX,Cromossoma femenino:XY;
- Quem define o sexo da criança é o pai;
ADN-Componentes e estruturas: Ácido nucleico constituido por desoxirribonucleótidos.
Bases azotadas existentes no ADN:
- Adenina
- Timina
- Citosina
- Guanina
Genes: É um segemento de um cromossoma a que corresponde uma informação para produzir uma determindada proteina ou controlar uma caracteristica
Cariotipo: Numero e forma dos cromossomas caracterisiticos de cada especie.
Meiose e variabilidade genetica:
A meiose é o processo de divisão das celulas que ocorre durante a fecundação e em que o numero de cromossomas se reduz para metade. É de grande importancia prar os seres vivos que se reproduzem sexualmente, porque contribui para a variabilidade genetica. É fundamental para a sobrevivencia e evolução das especies.
Lição nº9/10:
Ao longo desta aula procedemos a uma analise do processo de desenvolvimento da criança tendo em conta os contextos sociais familiaries em que se interem.
A manipulação genetica permite o recurso a diferentes processos de incriminação artificial. Esta questão assume-se como polémica na medida em que nos leva a questionar o superior interesse da criança. O nascimento de uma criança deverá ser sempre salvguardada por uma familia que a recebe e a estime. Nenhuma criança deverá ser "utilizada" como meio para atingir uma determinado fim.
A clonagem reprodutivan terá que acalcular este principio de forma a impedir o desenvolvimento de crianças, mais tarde adultos disfuncionais.É importante na formação de uma pessoa que esta desenvolva uma conceito positivo sobre si proprio que designamos por auto-estima que se traduz na valorização da nossa pessoa a que nos permite encarar as dificuldades e reagir.
Lição nº11/12:
Genotipo: Corresponde à constituição genetica de um individuo que resulta do conjunto dos genes provinientes da mãe e do pai. É o conjunto de caracteristicas tal como são denfendidos pelos genes.
Fenotipo: Corresponde a parte visivel do Genotipo. É portanto o conjunto de caracteristicas individuais de origem genetica que receberam modificações decorrentes da relação com o meio. A influência do meio após o nascimento manisfesta-se nas mais diversas expressões decidindo grande parte do que somos. O fenotipo traduz assim a necessidade de inteagir-nos com o meio para o desenvolvimento das capacidades fisicas e psiquicas do que somos portadores.
O estudo das crianças selvagens retrata a importancia do meio na formação da pessoa.
Lição nº13/14
Ponto 2:Influencias geneticas e epigemetricas no comportamento:
Apos a investigação da estrutura genetica que define o ser humano constrata-se a importancia de alguns conceitos ao nivel das ciencias biologicas e humanas como a psicologia. Os genes de desenvolvimento também designados genes arquitetos dado que permitem ao longo da vida do individuo a construção de multiplas especificidades como falar, andar, pensar que nos identificam como especie humana assim como pessoas no desenvolvimento pleno das suas capacidades.
Sabemos que contrariamente às outras especies animais nascemos de forma inacabada facto pelo qual só adqurimos grande parte dos nossos potencialidades á medida que nos relacionamos com os outros e adqurimos capacidades de adapatação e transformação da sociedade em que vivemos,como seres dotados de um sistema genetico aberto, facto pelo qual nos tornarmos seres criativos, culturais,dotados de pensamento e criatividade.
Por cultura definimos tudo aquilo é produzido, elaborado, pensando pela humanidade enquanto por instinto se entende o comportamento comum a todos os elementos da mesma especie animal. Daí que todos os animais à exepção do homem são dotados de um sistema genetico fechado.
A prematuridade e a neotinia são assim as caracteristicas que pssibilitam a aquisição de compotências que possibilitam a aquisição de compotências humanas quer a nivel fisico, quer a nivel psicologico.
Lição nº15/16
Ao longo do estudo sobre o desenvolvimento humano constatamos a existencia de teorias por vezes contrarias mas que tenham retratar o processo de formação e desenvolvimento do ser humano no uso pleno das suas capacidades.
A filogenese ao estudar o processo de evolução de especie constrata que a progressiva cerebralização do ser humano assim como a posição bípede e a progressiva(...) das maõs para a elaboração de antefactos que pssibilitam a defesa e a sobrevivencia da especie. O estudo da filogenese permite assim a compreensão das etapas evolutivas.
A ontogénese retrata o desenvolvimento do individuo desde que nasce até atingir a idade adulta ou como afirmam alguns adultos, até a sua morte.
Podemos assim concluir que o ser humano não é um adulto em miniatura como a teoria preformista retrata. Podemos assim afirmar que o ser humano é um ser em permanente construção e formação revelando-se no processo de interação humana.
Somos seres gregórias e atraves do pensamento buscamos o significado de tudo aquilo que nos rodeia.
Lição nº21/22
Cerebro
Funções do Sistema Nervoso:
- Tudo aquilo que fazemos, sentimos,pensamos depende do S.N
- Estabelece a comunição interna do organismo e deste com o meio ambiente
- Coordenador das funções do nosso corpo:recebe a informação, processa-a e elabora respostas
- Regula todas as atividades do nosso organismo, desde as mais simples as mais complexas
As unidades basicas do Sistema Nervoso: O neuronio
- O sistema nervoso é constuido por celulas
- Podemos entrar 2 tipos de células:os neuronios e as celeuas giliais
Os neuronios ou celulas nervosas: são responsaveis pela receção e transmissão dos impulsos nervosos.
Lição nº23/24
Neurónios: São celulas nervosas responsaveis pela receção e trasmissão dos estimulos do meio interno e externo, possibilitando ao organismo efetuar respostas:
Constituição:
- Corpo celular;
- Dendrites;
- Axonio;
- Bainha mielina
Bainha mielina:Camada de celulas gordas que envolve o axonio e permite que os impulsões nervosos viajem mais rapidamente.
Nódulos de Ronvier: São pequenas intervalos entre as seções da mielina.
Tipos de Neurónios:
- Sensoriais ou aferentes;
- Motores ou eferentes;
- Interneurónios ou conexão;
Licão nº35/36
Encefalo
Estruturas Subcorticais:
- Cerbelo;
- Bolbo Raquidiano;
- Sistema reticular activante;
- Talamo;
- Hipotalamo;
- Amigala;
- Hipocampo;
Cerebelo: Coordena a atividade motora e a manutenção da hormonia dos movimentos do nosso corpo. É o torna os movimentos suaves, harmoniosos, coordenadores precisos e rapidos.Lesão: Perda de equilibrio, descoordenação motora e perda de tónus rapidos.
Bolba Raquidiano: Ponto de passagem dos nervos que ligam a medula ao cerebro. Encontra-se entre a medula espinal e o cerebro.
Regula Funções Automaticas como:
- Ritmo Cardiaco;
- Respiração;
- Engolir;
- Circulação Sanguínea
Influencia:
- Sono;
- Tosse;
Sistema Reticular Activante: Fina rede de fibras nervosas que se estende desde o bolbo raquidiano até ao tálamo.Contribui para a activação cerebral.
Funções:
- Alterar o cerebro;
- Responsavel estado de vigilia/sono;
- Responsavel por situações de atenções/distração;
- Selecionar as mensagens a serem analisadas pelo cérebro.
Talamo: Recebe quase todo o tipo de informação sensorial.Recebe informações do cortex.Transmite a informação recebida do cortex. Tem um papel importante no sono e em processos mentais como a aprendizagem e a memoria.
Hipotalamo: Responsavel pela regulação de necessidades basicas como a fome, a sede, o controlo de temperatura, o sono e o impulso sexual. Por isso é conhecido como" guardião do corpo". Interage com o sistema nervoso autonomo e com o sistema endócrino. Importante na experiencia de prazer.
Sistema Limbico: Conjunto de estruturas que tem um papel importante em funções como a agressividade,a memoria e a experiencia de prazer.
Constituido por:
- Amigala: Localiza-se na profundido de cada lobo temoral anterior. Funciona de modo articulado com o hipotalamo. É o centro identificador de perigo.Ativa reações emocionais como o medo,a agressividade.Produz impulsos agressivos e violentos.
- Hipocampo:Estrutura localizada nos lobos temporais do cerebrais. O hipocampo é uma das zonas mais afetadas pelo Alzheimer. Desempenha um papel importante na aprendizagem.
Cortex Cerebral: Estrutra responsavel pelo processamento de informação mais elaborado e pela funções superiores do ser humano:raciocinar,recordar,imaginar,falar,resolver problemas,planear ações.É a camada mais externa, com aspeto rugoso, que cobre a superficie do cerebro, incluindo as estrutras sub-corticais.